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Gestão de Conflitos

I – OBJETIVO
Ao final do curso o aluno será capaz de compreender, evitar e gerir conflitos no ambiente de trabalho

 II – PÚBLICO ALVO
O curso é destinado a gestores e servidores públicos que precisem melhorar sua capacidade em gerir conflitos
 
III – A ESTRUTURA E CONTEÚDO
Introdução à Gestão de Conflitos
  • Definição de conflito no contexto corporativo
  • Importância da gestão eficaz de conflitos para o desempenho organizacional
  • Tipos e Causas de Conflitos: Conflitos interpessoais, Conflitos de interesse, Conflitos de valores
  • Identificação das causas raiz dos conflitos
Estratégias e Técnicas
  • Habilidades de Comunicação para Gerenciar Conflitos: Escuta ativa, Comunicação não violenta, Expressão assertiva, Feedback construtivo
  • Perguntas para esclarecer os fatos
  • Troca de Papéis (se necessário);
  • Geração de opções para resolução;
  • Estilos de Conflito e Personalidades
  • Identificação dos estilos de enfrentamento de conflitos, adaptando abordagens de acordo com diferentes personalidades
  • Estratégias de Resolução de Conflitos: Colaboração, Compromisso, Acomodação, Competição e evitação.
Negociação e Mediação
  • Princípios básicos da negociação
  • Técnicas e estratégias de negociação eficazes
  • Escolha de opções para solução de conflitos
  • Mediação e Facilitação de Conflitos
  • Papel do mediador/facilitador
  • Técnicas de mediação/facilitação, acordos sustentáveis.
Cultura Organizacional e Gestão de Conflitos
  • Impacto da cultura organizacional na gestão de conflitos
  • Construção de uma cultura de resolução de conflitos.

IV - MÉTODO
Aula expositiva e participativa. Trabalhos em grupo e individuais em situações reais do dia-a-dias dos participantes

 

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