top of page
Design sem nome - 2023-04-09T081323.383.png

Liderança e Gestão no Setor Público

I – OBJETIVO
Ao final do curso o aluno será capaz de liderar equipes de forma a maximizar resultados

 II – PÚBLICO ALVO
O curso é destinado a gestores e servidores públicos que queiram melhorar suas percepções sobre os riscos nas suas áreas e conduzir processos de gestão de riscos de forma simples e efetiva, com a máxima relação custo x benefício.
 
III – A ESTRUTURA E CONTEÚDO

Liderança eficaz e de resultados
Evolução da Liderança. Liderança e Neurociência. Como desenvolver o Mindset de Liderança: propósito, valores e crenças; Potencialização de crenças úteis e mudança de crenças que prejudicam a liderança. Liderança e Softskills. Como mudar comportamentos que não favorecem à liderança.

Inteligência Emocional para Gestores
Modelo de funcionamento pensamento; Mudança de estados emocionais com o pensamento; fisiologia e emoção; estados emocionais e motivação; gestão dos estados emocionais; ferramenta de ancoragem de estados emocionais. Propósito e automotivação.

Comunicação assertiva e contributiva
Como usar o Rapport como chave de uma boa comunicação; Linguagem verbal e não verbal do interlocutor; Metamodelo de Linguagem: omissão, distorção e generalização na comunicação corporativa – como identificar e esclarecer para liderar. Como escutar melhor.

Decifrar e influenciar pessoas
Identificação de valores e crenças das pessoas. Necessidades e motivações humanas. Metaprogramas e comportamentos. Calibração para identificar alterações e estados emocionais. Bases da persuasão.

Feedback
Gatilhos do feedback; tipos de feedback (reconhecimento, orientação e avaliação); como entender e melhorar o feedback; vieses cognitivos e emocionais que atrapalham o feedback; Como preparar o colaborador para receber o feedback. Como estruturar o feedback. Como fornecer feedback efetivo.

Gestão de conflitos
Conflito como parte normal da dinâmica de equipes. Importância do correto gerenciamento de conflitos. Método: Escuta ativa (individual e/ou com as partes), Modelo de Comunicação não violenta, Perguntas para esclarecer os fatos; Reunião; Reforço Positivo; Troca de Papéis (se necessário); Geração de opções; Negociação;

Gestão de equipes
Propósito da equipe como ferramenta de motivação e cooperação. Como utilizar os fatores intrínsecos de motivação: propósito, gostar do que faz e perspectiva de crescimento para engajamento dos colaboradores; Modelo BRAVING (Bounderies, Reliability, Accountabilty, Vault, Integrity, Non Judgment, Generosity) para construção de confiança na equipe. Processo Decisório: Modelo Chunking; Ferramenta GUT; reconhecimento e meritocracia; gestão da sucessão: desenvolvimento de novos líderes: mentoring e coaching executivo

Tomada de decisão
Processo Decisório e fatores que o influenciam: fisiologia, Mindset, Emoções, processamento no cérebro, perfil comportamental e vieses cognitivos. Decisões individuais e decisões em grupo. Ferramentas de tratamento de informação. Técnicas para melhorar decisões gerenciais individuais e em grupo. Aspectos Políticos e Organizacionais das Decisões

IV - MÉTODO
Programa customízável de acordo com as necessidades da organização.

O conteúdo é desenvolvido principalmente de forma prática, por intermédio de exercícios em grupo.

Na versão telepresencial ao vivo é realizado por intermédio da Plataforma Zoom e realização dos exercícios na plataforma colaborativa Mural.

​Contato

Entre em contato para que possamos começar a trabalhar juntos.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram
Obrigado pelo envio!
bottom of page