Existe um pequeno grupo de pessoas que tem competências inatas para liderança, vai aprendendo experimentando esses dons naturais ao longo da vida com ou sem um processo de capacitação.
A maior parte do aprendizado porém acontece por processos de capacitação, seja de cursos presenciais ou à distância em que a pessoa aprende técnicas, ferramentas ou passa por processos vivenciais para mudar valores e crenças.
Mas existe uma outra via que pode ser utilizada para se tornar um melhor líder em que há um aprendizado muito efetivo, seja de padrões mentais, habilidades, técnicas e ferramentas. Essa via se chama modelagem é a base da PNL.
Modelagem é quando você consegue internalizar para você algo que alguém que saiba fazer muito bem esse algo faz.
Exemplo disso é diretor que consiga delegar muito bem, sem perdas no processo de comunicação, ou seja o colaborador entende exatamente o que é para fazer, e esse gerente também consegue acompanhar e cobrar resultados muito bem.
Pode ser um gerente que consiga lidar com funcionários difíceis de forma a diminuir conflitos com esse funcionário e que ele até confie nesse gerente para conduzi-lo para menos conflitos com os colegas.
Ou até mesmo um colega que saiba fazer apresentações incríveis, que consegue tirar a audiência da sua zona de conforto e produzir novas ideias.
A BMW na Inglaterra modelou os padrões de comunicação dos vendedores responsáveis pela maior parte de suas vendas. Depois de determinar os comportamentos bem sucedidos destes vendedores, as habilidades foram ensinadas para todas as pessoas de vendas da organização.
A Fiat modelou as habilidades de liderança dos seus melhores líderes formais e informais. O treinamento subsequente da gerencia se concentrou nessas habilidades descobertas no processo de modelagem.
Certo, mas como você pode então modelar e utilizar essas estratégias para o seu desenvolvimento?
Primeiro é encontrar algo que alguém faça muito bem.
Depois você vai descobrir qual estratégia que ele usa para fazer essa coisa muito bem.
Consiste basicamente em saber como ele pensa, o que ele faz, os processos internos e externos que levam àquele comportamento.
Em alguns casos pode ser também necessário descobrir quais as crenças que a pessoa modelada possui, ou seja o que ele acredita que potencializa os resultados naquele processo específico.
Exemplo, um executivo acredita que todas as pessoas tem algo interessante para lhe ensinar e isso ajuda-o ter um processo de rapport muito efetivo com todo mundo na empresa.
Da mesma forma as vezes a pessoa usa técnicas ou ferramentas que você tenha de utilizar também.
Por exemplo, um gerente que consegue acompanhar todo o trabalho da sua unidade e faz isso com ajuda de uma ferramenta de compartilhamento de tarefas.
Depois de você descobrir a estratégia, você reproduz essa estratégia, com todos os seus passos, em diferentes contextos e observa os resultados.
É muito importante que você não faça isso mecanicamente mas efetivamente se coloque no lugar do modelado, pense como ele, finja que é ele que está fazendo.
Se o que você fez não produziu os resultados você vai testando mudar pequenas coisas até que você fique satisfeito com os resultados.
Esse processo é muito rico e proporciona aprendizados fantásticos e de uma forma acelerada e eficaz
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